RÁDIO A VOZ DO BRAZIL

OS BAIANOS E A MPB

25 NOV 2015
25 de Novembro de 2015
Pesquisa aponta que soteropolitanos preferem MPB e cinema. 


Uma pesquisa mostrou que o estilo musical mais ouvido entre os soteropolitanos é a MPB e ir ao cinema é a prática cultural mais frequente em Salvador. O levantamento, conduzido pelo Datafolha e coordenado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, fez mais de 80 perguntas a 601 moradores da capital baiana e será apresentado integralmente na quinta-feira, 19. O ritmo Axé é o 5º mais ouvido.

Temas como frequência ao cinema, ao teatro, a museus, shows, bibliotecas e concertos, consumo de tecnologia e uso do tempo livre também estiveram presentes na pesquisa. A amostra foi feita com base nos critérios de representatividade do IBGE.
MPB é o estilo musical predileto na cidade: 36% o mencionam, na sequência gospel (23%), pagode (20%), samba (17%), axé (15%), romântica (15%), forró (13%), sertanejo (13%) e rock (12%). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para cima e para baixo.

Entre as atividades realizadas fora de casa, as mais citadas são cinema (59%), festas populares (54%), sair para dançar (55%), shows (51%), bibliotecas (35%) e teatro (28%).

Ainda segundo a pesquisa, os dados deixam claro que a escolaridade e a renda têm forte impacto no interesse e na prática de todas as atividades culturais, sejam gratuitas ou com ingressos mais caros. Melhoram renda e escolaridade (conjuntamente ou isoladamente), melhoram os indicadores. As práticas culturais também perdem força conforme a população envelhece.

A pesquisa teve o apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR Metrô Bahia.
Voltar

Rádio A Voz do Brazil ® Rádio AVB™ 
Todos os Direitos Reservados 2015/2016 - DC Holdings LLC - NYC