RÁDIO A VOZ DO BRAZIL

PROJETO MPB NAS ESCOLAS

30 NOV 2015
30 de Novembro de 2015
Em cumprimnento à lei federal que obriga o ensino de música na educação básica, as escolas estaduais passaram a ensinar aos jovens do ensino médio a história da Música Popular Brasileira (MPB). As aulas seguem a metodologia do projeto MPB nas Escolas, do Instituto Cultural Cravo Albin. 

Professores de colégios estaduais no Rio de Janeiro receberam capacitação para aprender a utilizar o material pedagógico, que inclui CDs e DVDs com depoimentos e gravações de grandes nomes da nossa música. A iniciativa está sendo multiplicada para outras escolas e estados, que também receberão o kit. 

De acordo com a subsecretária de Comunicação e Projetos Especiais, Delânia Cavalcante, o projeto MPB nas Escolas está ajudando a rede estadual a se preparar para o cumprimento a lei 11.769, de 2008. 

"Acreditamos que levar o ensino da música brasileira de forma transversal, abordado em todas as matérias, seria a forma ideal. O material do projeto permite, por exemplo, que um professor de história prepare uma aula sobre o Golpe de 1964 através da história dos festivais de música" - explica a subsecretária, que acredita na possibilidade de aplicação da metodologia em todas as séries. 

Delânia Cavalcante lembra ainda que, além do MPB nas Escolas, há unidades que já possuem bandas de músicas. Também será estimulada a abordagem do conteúdo nas demais disciplinas.
Voltar

Rádio A Voz do Brazil ® Rádio AVB™ 
Todos os Direitos Reservados 2015/2016 - DC Holdings LLC - NYC